Senado americano vota em gesto simbólico para bloquear tarifas de Trump contra o Canadá
03/04/2025
(Foto: Reprodução) Grupo de republicanos contrários ao tarifaço do presidente dos EUA se uniram a democratas para votar lei que bloqueia tarifas. Medida deve ser barrada na Câmara, mas tem peso político. Canadá, México e China anunciam tarifas sobre produtos americanos, uma retaliação às sobretaxas impostas pelos EUA
Jornal Nacional/ Reprodução
Um grupo de senadores republicanos dos Estados Unidos se uniram aos democratas na quarta-feira (2) para votar uma lei que pretende bloquear as tarifas anunciadas pelo governo do presidente Donald Trump ao Canadá.
Embora tenha forte valor simbólico, o projeto de lei tem poucas chances de ser aprovado de fato.
Os senadores republicanos, embora do partido de Trump, são contrários à guerra tarifária atual de Washington, incluindo o tarifaço anunciado na quarta-feira (2) pelo presidente dos EUA a uma série de países, inclusive o Brasil.
O Canadá não recebeu tarifas adicionais, mas as que já haviam sido impostas sobre seu aço continuem em vigor e ainda é necessário observar o efeito das taxas aplicadas ao setor automotivo.
O texto, apoiado por quatro republicanos e todos os democratas do Senado, praticamente não tem chances virar lei. Porém, representa uma rara, embora simbólica, derrota para Trump no Capitólio. Os republicanos controlam as duas Casas do Congresso, e o presidente enfrentou pouca resistência em seus primeiros meses no cargo.
Com 51 votos a favor da medida e 48 contra, o Senado aprovou revogar a emergência nacional na fronteira norte que Trump declarou no início do ano, utilizada para justificar os impostos de 25% sobre as importações canadenses.
Mas a divergência é, sobretudo, simbólica, porque o presidente da Câmara dos Representantes, Mike Johnson, aliado próximo de Trump, deve bloquear qualquer votação sobre o tema.
"A Câmara dos Representantes jamais aprovará isso e, como seu presidente, nunca a assinarei", publicou Trump na sua rede Truth Social.
Os republicanos têm maioria de 53 a 47 no Senado.
Donald Trump anuncia tarifas sobre produtos importados pelos Estados Unidos
Tarifas de Donald Trump atingem um dos pilares da economia global