É #FAKE que a prefeitura de Chicago bloqueou a cidade com caminhões para impedir deportação de imigrantes ilegais
16/09/2025
(Foto: Reprodução) Prefeitura de Chicago não utilizou caminhões para impedir ação do ICE
g1
Circula nas redes sociais uma publicação que diz que a prefeitura de Chicago bloqueou vias da cidade com caminhões para impedir que agentes de imigração realizem batidas contra imigrantes ilegais. É #FAKE.
selo fake
g1
🛑 O que diz a publicação
Publicado no dia 6 de setembro no X, onde já teve 1,5 milhão de visualizações, o post diz: "O prefeito de Chicago colocou em ação todos os caminhões (...) da cidade para bloquear o ICE ontem à noite (...) Ao amanhecer de hoje, tratores e caminhões de sal do Departamento de Transportes de Illinois estavam na I-294, na Edens e na I-94 — avançando lado a lado, ocupando todas as faixas em direção a Chicago. Uma muralha de caminhões, andando devagar, deixando claro: "O ICE não é bem-vindo aqui."
O "ICE" é a abreviação usada para designar o Serviço de Imigração e Alfândega do governo dos EUA, o órgão federal responsável pela detenção e deportação de imigrantes ilegais.
O vídeo que acompanha o post mostra uma grande fileira de caminhões com caçambas carregadas de sal, usados normalmente para derreter a neve. A narração deste vídeo diz: "Bom, acho que a previsão para Chicago é de neve. É muito caminhão. E olha que nem quando neva de verdade eu vejo tanto caminhão assim... Estão bloqueando o Grant Park para algum evento, sei lá, tipo o “Taste” ou coisa parecida".
A publicação viral ocorreu no mesmo em que Donald Trump, por meio de um post no Truth Social, ameaçou enviar a Chicago uma "força apocalíptica" de agentes federais para intervir na segurança local e prender imigrantes na cidade. "Nada como o cheiro de deportação em massa", disse Trump em um meme postado no Truth Social no dia 6 de setembro.
O presidente dos EUA havia, semanas antes, também declarado que enviaria a Guarda Nacional à cidade. Enquanto Trump é republicano, Chicago é governada por um perfeito democrata, Brandon Johnson, e está inserida no estado de Illinois, controlado por um governador que também pertence ao partido democrata, J.B. Pritzker.
Trump já acionou a Guarda Nacional em Los Angeles e Memphis e, assim como Chicago, ameaçou repetir a medida em São Francisco e Nova York. Todas elas são administradas pelo partido opositor a Trump.
⚠️ Por que é falsa?
Os caminhões vistos no vídeo viral não estavam bloqueando batidas de agentes da imigração do ICE. Segundo nota da prefeitura repercutida pela imprensa local, os veículos foram usados para "apoiar medidas de segurança para o festival Taste of Chicago e uma manifestação já planejada, tratando-se de um procedimento de rotina".
No dia 6 de setembro, os parques públicos de Chicago receberam o 'Taste of Chicago', considerado o maior festival gastronômico do mundo, realizado anualmente desde 1980 na cidade. No mesmo dia, milhares de pessoas foram às ruas para protestar contra a repressão do ICE e contra a ameaça de Trump de enviar a Guarda Nacional.
À "ABC News", autoridades policiais disseram que caminhões do Departamento de Ruas e Saneamento são empregados em grandes eventos para bloquear vias e impedir que multidões sejam alvos de atropelamento em atentados terroristas -- como o ocorrido em Nova Orleans em janeiro deste ano.
Normalmente, esses caminhões servem para derreter o gelo das ruas em dias muito frios e, por conta disso, usuários fizeram trocadilhos com a frase “salt melts ice”: além de significar “o sal derrete o gelo”, a frase acaba ganhando outro sentido, já que "ICE" também é a sigla do Serviço de Imigração dos EUA.
Junto a Nova York, Atlanta, Los Angeles e Houston, Chicago é uma das "cidades-santuário" dos Estados Unidos. Esse termo é usado para se referir a centros urbanos com grandes populações de imigrantes sem documentos que empregam políticas mais favoráveis à permanência desses grupos. Por isso, Chicago se tornou, já nos primeiros dias do novo mandato de Donald Trump, um dos alvos majoritários da agenda anti-imigração defendida pelo republicano.
No dia 8 de setembro, dois dias depois da publicação da fake, o governo Trump anunciou a operação "Midday Blitz", para intensificar batidas contra imigrantes em Chicago. No contexto dessa operação, um imigrante ilegal acabou sendo baleado após não respeitar ordem de parada e atropelar um agente policial que atuava na blitz.
As ações de Trump com relação a Chicago provocaram reação de J.B Pritzker. Em um post no X, publicado no dia 6 de setembro, J.B. Pritzker disse: "O presidente dos Estados Unidos está ameaçando entrar em guerra com uma cidade americana. Isto não é uma piada. Isto não é normal. Donald Trump não é um homem forte, é um homem assustado. Illinois não vai se deixar intimidar por um ditador de araque".
Prefeitura de Chicago não utilizou caminhões para impedir ação do ICE
g1
Veja também
Veja o que é #FATO ou #FAKE em vídeos do conflito entre Israel e Irã
Conflito Israel x Irã: as imagens que são #fato e as que são #fake
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)